João Ribeiro Telles: “Tourear em Vila Franca é sempre uma enorme responsabilidade, pelo público, pela tradição da família”, referiu.
Texto: Francisco Potier Dias
Fotografia: Rute Nunes e Carlos Pedroso
Iniciativa “a caminho do colete”, organização Associação de Tertúlias de Vila Franca de Xira, local Tertúlia Lezíria.
Aos 2 de junho de 2024, decorreu no castiço e aficionado espaço da Tertúlia Lezíria em Vila Franca de Xira, um jantar e tertúlia de antevisão da corrida de dia 7 de julho, “Domingo de Colete Encarnado”, mais uma iniciativa promovida pela Associação de Tertúlias de Vila Franca de Xira, no âmbito da dinâmica “A Caminho do Colete”.
Esta iniciativa contou com a presença de mais de meia centena de tertúlianos e de alguns dos protagonistas do cartel de dia 7 de julho, tendo havido espaço a perguntas do público, após a antevisão, moderadas pelo aficionado António Lúcio.
Na antevisão da corrida, foi consensual entre a empresa e os protagonistas, presentes, as grandes expectativas e motivação para honrar e esgotar a Palha Blanco no próximo domingo, tendo ainda assim, deixado a analise da corrida pela “rama” do habitual, não aprofundando os temas como o ambiente exigia e pretendia.
Dada a palavra às tertúlias, foram colocadas algumas questões pelos aficionados de Vila Franca, tendo muitas outras ficado por “conversa de mesa”, nomeadamente, quanto à constituição do cartel, destacando a ausência de um matador de toiros, dado o Tomás ser apenas novilheiro, tendo sido dado enfoque, também na “categoria” dos toiros e da necessidade de criação de ambiente e respeito por Vila Franca e pela Palha Blanco.
Terminada a antevisão os intervenientes e dinamizadores deste agradável serão, prestaram breves declarações à “Tauromaquia.com.pt”, abordando a corrida, o estado da tauromaquia, bem como, outras questões relevantes.
Trata-se de uma das mais simbólicas festas do nosso Ribatejo e do nosso mundo rural… O Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, acompanhe esta nossa jornada, viva connosco a Tauromaquia como um todo.
- João Ribeiro Telles Jr.
Caríssimo João, é sempre um gosto estar contigo.
Sendo tu toureiro apoderado pelo empresário da praça e já uma presença habitual na castiça palha blanco, que mensagem queres deixar ao público vila franquense é à Aficion para virem domingo ?
Tourear em Vila Franca é sempre uma enorme responsabilidade, pelo público, pela tradição da família, mas, mais ainda, pelo simbolismo da data… tourear num domingo de Colete Encarnado, dia de praça cheia é uma enorme responsabilidade e gera em mim enormes expectativas e ilusões. Vou procurar triunfar, estar bem e sobretudo respeitar o público que espero que encha a praça, como é apanágio nestes domingos de colete encarnado.
Nos últimos meses, temos assistido nas tuas redes, a uma vontade grande dos teus pequenos em estar junto dos touros e dos cavalos, gostavas de ter na tua descendência mais um Toureiro? Ou o coração de pai, quer um futuro mais tranquilo e “garantido” para os seus rebentos?
É verdade, mas sabes, não forço nada, eles sabem o seu caminho e terão toda a liberdade de o fazer. Eu comecei a tourear com 9 anos, o meu filho é novito ainda, gosta disto, no entanto, ele será o que entender…. Não te minto num entanto que ficaria muito orgulhoso de ter um filho meu a seguir as pisadas da família e a garantir a dinastia, mas… o futuro a Deus pertence.
Por fim, recorde-se que a 7 de Julho, pelas 18:00, actuarão, na Palha Blanco, os cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha, o novilheiro Tomás Bastos e ainda os forcados amadores de Vila Franca de Xira.
Nesse sentido, lidam-se touros de David Ribeiro Telles e novilhos de Paulo Caetano.