Ricardo Levesinho sobre o Colete Encarnado: “Esperemos que domingo o público corresponda”, referiu.
Texto: Francisco Potier Dias
Fotografia: Rute Nunes e Carlos Pedroso
Aos 2 de junho de 2024, decorreu no castiço e aficionado espaço da Tertúlia Lezíria em Vila Franca de Xira, um jantar e tertúlia de antevisão da corrida de dia 7 de julho, “Domingo de Colete Encarnado”, mais uma iniciativa promovida pela Associação de Tertúlias de Vila Franca de Xira, no âmbito da dinâmica “A Caminho do Colete”.
Esta iniciativa contou com a presença de mais de meia centena de tertúlianos e de alguns dos protagonistas do cartel de dia 7 de julho, tendo havido espaço a perguntas do público, após a antevisão, moderadas pelo aficionado António Lúcio.
Na antevisão da corrida, foi consensual entre a empresa e os protagonistas, presentes, as grandes expectativas e motivação para honrar e esgotar a Palha Blanco no próximo domingo, tendo ainda assim, deixado a analise da corrida pela “rama” do habitual, não aprofundando os temas como o ambiente exigia e pretendia.
Dada a palavra às tertúlias, foram colocadas algumas questões pelos aficionados de Vila Franca, tendo muitas outras ficado por “conversa de mesa”, nomeadamente, quanto à constituição do cartel, destacando a ausência de um matador de toiros, dado o Tomás ser apenas novilheiro, tendo sido dado enfoque, também na “categoria” dos toiros e da necessidade de criação de ambiente e respeito por Vila Franca e pela Palha Blanco.
Terminada a antevisão os intervenientes e dinamizadores deste agradável serão, prestaram breves declarações à “Tauromaquia.com.pt”, abordando a corrida, o estado da tauromaquia, bem como, outras questões relevantes.
Trata-se de uma das mais simbólicas festas do nosso Ribatejo e do nosso mundo rural… O Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, acompanhe esta nossa jornada, viva connosco a Tauromaquia como um todo.
Por fim, recorde-se que a 7 de Julho, pelas 18:00, actuarão, na Palha Blanco, os cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha, o novilheiro Tomás Bastos e ainda os forcados amadores de Vila Franca de Xira.
Nesse sentido, lidam-se touros de David Ribeiro Telles e novilhos de Paulo Caetano na corrida do Colete Encarnado.
- Ricardo Levesinho – CEO da Tauroleve, empresa gestora da Praça de Touros Palha Blanco
Caro Ricardo Levesinho, antes demais, boa noite e obrigado por este momento de antevisão e abertura ao publico das escolhas da empresa.
Chegado mais um colete encarnado, nesta que é uma das praças mais exigentes do país, quais as ambições que definiu ao desenhar este cartel?
As ambições é sempre dar o melhor ao público que vem à praça. Nesta corrida procurei montar um cartel competitivo, de qualidade, com novidade, mas, também com a seriedade que a data do colete encarnado nos exige e o público de Vila Franca nos obriga.
Gerindo a praça da sua terra, sente uma pressão e responsabilidade maior em tudo correr bem?
Sem dúvida. É sempre uma pressão acrescida, mas, também um prazer e uma honra enorme.
Qual a razão para ter brindado o novilheiro Tomás Bastos com lide a solo e não colocar o efeito “competição” nem tão pouco de Peso de ter um matador na corrida que é a maior da palha blanco?
O Tomás é um novilheiro em quem todos depositamos imensa esperança, é um jovem da terra, esta num momento ascendente da sua carreira e a empresa considerou que seria momento para apostar neste jovem e dar-lhe palco, na maior data da Palha Blanco.
Naturalmente não será consensual, naturalmente há também na montagem de qualquer cartel questões, fora a vertente artística, mas, isso são detalhes. A realidade é que o Tomás foi a nossa primeira escolha e aqui esta, esperemos que domingo o público corresponda.
Ainda indo ao passado recente, a corrida das tertúlias, anunciada e acabou por não se realizar, qual a razão de não ter sido realizada, sentimos que alguma Afición ficou com esta mágoa, quer deixar uma palavra?
Essa corrida fazia sentido enquadrada na feira das tertúlias, por várias razões não foi possível a sua realização, para o ano, as tertúlias sabem que podem contar com a empresa para a levar para a frente, bem como, para ajudar a dinamizar toda e qualquer iniciativa desta que é a alma da festa de Vila Franca… as nossas tertúlias.
Por fim, para além de tudo quanto já foi dito e ainda se dirá e escreverá, que mensagem deixa aos aficionados e aos vila franquences em especial sobre domingo ?
Que venham aos toiros, que desfrutem do Colete Encarnado e que se divirtam!