Luís Rouxinol Jr vai à Nazaré e assume “são estes cartéis que alimentam a minha vontade de triunfar”, disse em entrevista.
Texto e Entrevista: Rui Lavrador
Fotografia: Roberto Pingas Rodrigues / Infocul.pt
No próximo dia 20, a partir das 22:15, inaugura a temporada tauromáquica na Praça de Touros do Sítio da Nazaré.
Recorde-se que o cartel da corrida inaugural da temporada tauromáquica da Nazaré será de rivalidade e competição.
Actuam os cavaleiros Marcos Bastinhas, João Ribeiro Telles e Luís Rouxinol Jr..
As pegas ficam a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Azambuja, Coimbra e Monsaraz.
Os toiros serão da Ganadaria Varela Crujo.
Em antevisão à corrida, o cavaleiro Luís Rouxinol Jr. concedeu uma entrevista ao site Tauromaquia.com.pt.
“Para mim é uma honra e um orgulho atuar na inauguração da temporada na Nazaré numa praça talismã na minha carreira. É de facto um cartel de rivalidade e competição, em que alterno com dois colegas que estão num bom momento. Felizmente, também a minha temporada está a correr bastante bem pelo que estou motivado para dar o meu melhor e são estes cartéis que alimentam a minha vontade de triunfar“, referiu o cavaleiro.
Seguidamente, destacou a sua quadra de cavalos.
“A quadra, graças a Deus, tem correspondido aos desafios da temporada e tem tido um bom desempenho. Tivemos uma perda forte na nossa casa, no defeso passado, com a morte do “Douro” e a busca de um substituto, de um cavalo craque, não tem sido fácil“, considerou.
“Ainda assim considero que tenho uma quadra sólida, com dez cavalos no ativo, em que o “Jamaica” e o “Girassol” são sem dúvida, os de minha maior confiança. São dois cavalos muito diferentes mas completos, que enfrentam qualquer tipo de toiro e marcam a diferença“, referiu.
“Tenho também uma égua que se estreou este ano com o meu pai, que é a “Nazaré“, que consideramos que tem grande potencial e de futuro, possa ser uma mais valia na minha quadra. Temos também em casa descendentes do Douro, que talvez mais para o final da temporada, ainda se podem estrear em praça. Tenho muita fé neles!“, destacou.
Luís Rouxinol Jr. mostra-se num momento de maior maturidade e feliz com que tem executado em praça.
“Penso que estou num bom momento do meu percurso enquanto cavaleiro profissional“, disse-nos.
“Sinto-me seguro, confiante e sempre com a maior ilusão do mundo em triunfar em cada corrida. Sou um toureiro de “guerra” no bom sentido da palavra, de muita garra e muita entrega, aliás, tenho o meu maior exemplo em casa, com o meu pai. Não viro a cara a nenhuma adversidade e dou tudo de mim em todas as tardes“, considerou.
“Gosto de cartéis de competição e de estar entre os melhores. Gosto de um toiro que transmita, que me deixe praticar o meu tipo de toureio, que considero um toureio que tem que ser acima de tudo de verdade e pelo toiro. Pois para mim, lidar o toiro consoante as suas características, é primordial numa actuação! Não pode haver lides estudadas ja que, a meu ver, têm de ser todas consoante o nosso oponente“, destacou.
Recentemente a família do cavaleiro sofreu com o falecimento de Alfredo Vicente, pai de Luís Rouxinol e avô de Luís Rouxinol Jr.
Será uma temporada com dedicatória especial, que calculo não estivesse prevista?
“Obviamente que não estava. Foi uma situação difícil e que não esperávamos. O meu avô foi a pessoa que no meu início mais contribuiu para que eu fosse toureiro. Foi o meu primeiro Mestre e um grande exemplo como homem para mim, sempre presente no meu dia a dia. Por isso, com a sua partida, nada será igual. Mas a emoção já faz parte da nossa profissão e da minha forma de ser e vivenciar. Sou uma pessoa genuína, faço o que sinto em tudo na vida e tento lidar com isso da melhor forma. Mas a lei da vida é esta, nascer, viver e morrer, e embora custe muito, temos que seguir em frente e a maior homenagem que lhe posso prestar será triunfar todos os dias, para que lá em “cima” se possa orgulhar no percurso do seu neto“, disse.
O cavaleiro foi também questionado sobre o reduzido diâmetro da arena da Nazaré, e se isso influenciava a preparação.
“Não, a preparação é igual. Apenas temos que andar com mais atenção nas distâncias entre o toiro e o cavalo e os terrenos que pisamos têm que ser bem calculados. Mas mesmo com arena reduzida, a Nazaré compensa em tudo o resto! O ambiente que lá se vive é único, um verdadeiro vulcão de emoções nas bancadas, pelo que tourear na Nazaré é fantástico! Todos adoram ir à Nazaré“, explicou.
Nesta mesma praça, no ano passado, Rouxinol Jr. conseguiu uma lide de muito mérito e acabou mesmo por ser considerado o triunfador da temporada.
“Foi sem dúvida uma das melhores noites da minha carreira e no final da temporada fui distinguido como triunfador nessa praça e onde sai em ombros nessa noite. Felizmente tenho tido grandes noites da Nazaré, desde o meu tempo de cavaleiro praticante, mas se realmente tivesse que eleger uma actuação, sem dúvida que seria a noite de 9 de setembro de 2023 como a melhor que tive nessa praça“, assumiu o cavaleiro.
Luís Rouxinol Jr. convidou o público a esgotar a lotação da praça e deixou elogios à empresa organizadora.
“Antes de mais, quero dar os parabéns a empresa “Doses de Bravura” pela magnífica promoção que estão a fazer, pela forma profissional como têm levado esta praça, e pela forma como lhe dão categoria com os cartéis montados. Nazaré é atualmente um dos epicentros da tauromaquia nacional, onde todos querem ir e deveria ser um exemplo a seguir por todos“, disse, convicto.
“E por isso, a Nazaré merece esgotar mas também pelo cartel, que com três jovens que sempre dão tudo, e que não gostam de perder, mas também pela afición da Nazaré. Além de que a corrida acontecerá numa data especial para mim, pois comemoro nesse mesmo dia, 7 anos de Alternativa e especialmente por isso, gostava que esgotasse. Da minha parte, e como sempre, vou dar tudo para ser o triunfador!“, rematou.
Os bilhetes podem ser adquiridos na Agência de Jornais da Praça Sousa Oliveira (Nazaré); através do número telefónico 960 208 191 (no horário das 10h às 13h e das 14h às 19h) e via online- no site www.toirosnazare.com.
As bilheteiras da praça irão estar abertas durante toda a semana até ao dia da corrida no horário das 10h às 13h e das 14h às 20h.