Cabo dos Forcados de Amadores de Azambuja feliz com desempenho na Nazaré, segundo revelou em entrevista.
Entrevista e Fotografia: Carlos Pedroso
Texto: Rui Lavrador
A Praça de Touros do Sitio da Nazaré acolheu este sábado, 20 de Julho, a corrida de touros inaugural da sua temporada tauromáquica 2024.
Frente a touros de Varela Crujo, actuaram os cavaleiros Marcos Bastinhas, João Ribeiro Telles e Luís Rouxinol Jr. As pegas ficaram a cargo dos forcados amadores de Azambuja, Coimbra e Monsaraz.
Pelo grupo de Azambuja, na corrida de ontem, houve a curiosidade de os dois forcados da cara serem naturais da Nazaré: Hugo Mendes e Rúben Mendes.
Em declarações ao site Tauromaquia.com.pt, Hugo Mendes destacou: “Não tenho palavras para descrever. O ambiente que se vive aqui na praça da Nazaré, eu que sou da terra, não tenho palavras. Não consigo explicar”.
Já o cabo do grupo, Nuno Matos, mostrou-se feliz após a prestação do grupo nas duas pegas e falou sobre a aposta em dois forcados nazarenos.
“Sim, é preciso coragem, os touros também ajudaram, os forcados treinaram, já tinham pegado no Cartaxo, deram prova disso, estavam na terra deles, os touros assim pediam e eu decidi dar os touros a eles. Achei justo, porque eles o merecem, é um risco muito grande porque estão na terra deles, há o nervosismo, tudo e mais alguma coisa, mas graças a Deus correu tudo bem, ninguém se aleijou. Tenho um primeiro touro mais complicado, com pega à 2ª tentativa, na segunda pega o miúdo esteve extraordinário. Obrigado por acreditarem no grupo de Azambuja“, disse.
Revelou ainda onde serão as próximas corridas em que o grupo actuará: “Temos dia 2 na Barquinha, dia 10 na Figueira, 14 em Idanha-a-Nova e 23 em Baião“.
Assim, após noite de êxito, Cabo dos Forcados de Amadores de Azambuja feliz com desempenho na Nazaré.