Director: Rui Lavrador | Periodicidade: Diária (Online)
18.2 C
Lisboa
Segunda-feira, Setembro 9, 2024
- Publicidade -

Diogo Oliveira alegra tarde de touros em Santo Aleixo

Diogo Oliveira alegra tarde de touros em Santo Aleixo, este domingo, onde foi lidado um curro de Sommer d’Andrade.

Texto e Fotografias: Roberto Pingas Rodrigues

Na tarde de Domingo, 25 de Agosto de 2024, Santo Aleixo recebeu uma corrida de touros. Actuaram os cavaleiros Francisco Cortes, João Moura Caetano, Gonçalo Fernandes, Andrés Romero, Diogo Oliveira e Francisco Maldonado Cortes. Actuaram, ainda, os forcados amadores de Portalegre, Arronches e Monforte.

Abriu praça, o cavaleiro Francisco Cortes que viria a ter uma função complicada. Francisco, sem grandes recursos, toureou conforme pode o complicado touro da ganadaria Sommer D’Andrade. A pega foi consumada à primeira tentativa, por Tomás Gomes, do grupo forcados amadores de Portalegre.

De seguida actuou João Moura Caetano, que levou a lide a bom porto. A lide teve um tom agradável, mantendo-se de início ao fim. Foi com o cavalo Campo Pequeno que se notou os melhores pormenores da actuação do cavaleiro. Gabriel Pimenta, forcado da terra e do grupo de forcados amadores de Arronches, consumou ao segundo intento, tendo na primeira tentativa o grupo demorado a fechar e o forcado da cara acabaria por cair.

A Gonçalo Fernandes calhou em sorte um touro a roçar os cinco anos de idade. A lide foi de nível agradável mas não rompeu. Consumou a pega, o forcado Luis Vieira, do grupo forcados amadores de Monforte, à primeira tentativa.

Depois de um pequeno intervalo, para manutenção do areal, entrou em praça Andrés Romero, rejoneador espanhol, que também viu a sua função complicada, principalmente nos ferros curtos. A pega deste touro foi complicada, Bruno Neto, conseguiu consumar a pega à 5ª tentativa efectiva. Bruno dobrou Gonçalo Costa que vinha a dobrar Ricardo Almeida que saiu inanimado da arena, de maca.

A alegria da tarde vinha com o nome de Diogo Oliveira, ginete que veio substituir Mara Pimenta esta tarde. Há males que vêm por bem e Diogo em boa hora veio meter a praça a aplaudir de pé, arrecadando um triunfo, em Santo Aleixo. A pega foi dura para Luís Marques do grupo de forcados amadores de Arronches, que só consumou ao terceiro intento, com ajudas carregadas.

A fava do curro calhou a Francisco Maldonado Cortes e derivado a sua curta carreira mostrou as dificuldades que o cavaleiro passou. Lide com pouca história, até porque o cavaleiro precisou de ajuda dos seus peões de brega para a colocação do touro para a cravagem dos ferros. Tomás Madruga resolveu a papeleta ao primeiro intento, pelo grupo de forcado amadores de Monforte.

A corrida de touros desta tarde fica marcada pela alegre actuação de Diogo Oliveira, uma praça bem composta e Monforte a fazer uma corrida limpa com duas pegas à primeira.

Dirigiu a corrida Marco Gomes, assessorado pelo médico veterinário José Tenório Guerra.

Artigos Relacionados

Siga-nos

155FãsCurtir
3,641SeguidoresSeguir
5SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Publicidade -

Últimos artigos