Director: Rui Lavrador | Periodicidade: Diária (Online)
18.2 C
Lisboa
Segunda-feira, Setembro 9, 2024
- Publicidade -

Montemor: Muita emoção vivida esta tarde, na corrida de touros

Montemor: Muita emoção vivida esta tarde, na corrida de touros que se realizou na praça de touros local.

Montemor-o-novo recebeu na tarde de 1 de Setembro, uma corrida de touros integrada na feira da luz. Cartel de competição entre gerações diferentes constituído por Francisco Palha, Miguel Moura e António Telles filho. Em solitário, pegou o grupo de Forcados Amadores de Montemor, no ano em que comemoram oitenta e cinco anos de existência.

As cortesias iniciaram-se às dezoito horas em ponto, tal como estava previsto.

Foi também feito um minuto de silêncio em homenagem aos cinco homens da guarda nacional republicana que faleceram recentemente, no trágico acidente de helicóptero.

Abriu praça Francisco Palha com uma lide irregular, frente a um touro complicado. Sofreu ainda um forte embate contra a trincheira, deixando o ginete desconfortável do seu joelho. António Pena Monteiro e Francisco Godinho, tentaram por três vezes a consumação da pega de cernelha. Não tendo conseguido consumar a cernelha, António Pena Monteiro pegou de caras, à primeira tentativa sem problemas de maior e o grupo a fechar rápido e eficazmente. Na segunda lide de Francisco Palha elevou o valor da sua prestação, também com a permissão do seu oponente, que mostrou toda a sua bravura. O touro da ganadaria São Torcato saiu alegre, permitindo que Francisco mostrasse toda a sua arte redimindo-se da primeira lide. Pedro Santos consumou à primeira tentativa com uma primeira ajuda de classe. Foi autorizada volta a ambos os forcados que são pai e filho, ambos Pedro Santos de nome.

De seguida actuou Miguel Moura onde se viu correção naquilo que fez durante toda a lide. Iniciou com uma sorte gaiola de boa nota. Lide correta do ginete sem deslumbre como lhe conhecemos. José Maria Cortes pegou à primeira tentativa. Miguel Moura na sua segunda prestação da tarde também puxou dos galões e elevou o nível da actuação. Lide bem conseguida do ginete, deixando escrito na história desta tarde os bonitos remates, com brega ladeada. Francisco Godinho, que também se despediu hoje das arenas, consumou à primeira tentativa.

Ainda antes do intervalo, actuou o cavaleiro já conhecido por tourear pegando nas rédeas do cavalo apenas com uma mão, Antonio Telles [filho] de seu nome. Lide complicada do ginete, pois o touro mostrou bem cedo quais os seus terrenos e lá permaneceu durante toda a lide, obrigado o cavaleiro a retira-lo do seu sítio. António lidou ainda sem a presença dos seus bandarilheiros, pedindo aos mesmos para saírem do redondel. Francisco Borges, forcado de nome conceituado, cobiçado por vários grupos e certamente ídolo de tantos e tantos forcados, fez esta tarde a sua despedida das arenas. Ao fim de 18 anos enquanto forcado, decidiu por o fim a sua carreira recheada de boas memórias em noites triunfais. Dedicando a sua pega aos pais, mulher, a todo o grupo de Montemor e também ao céu, consumou a pega à primeira tentativa. Por fim, para fechar a emotiva tarde, António Telles também teve uma lide de alto nível, mostrando os ensinamentos do seu pai. Vasco Ponce fechou a parte das pegas consumando também ao primeiro tento.

Montemor é praça cheia e hoje não se contradisse esse lema. O tauródromo registou uma praça bastante bem composta. Dirigiu com acerto António F. Santos, assessorado por Feliciano Reis.

Texto e Foto: Roberto Pingas Rodrigues

Artigos Relacionados

Siga-nos

155FãsCurtir
3,641SeguidoresSeguir
5SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Publicidade -

Últimos artigos