Rui Bento continua na Nazaré e Almeirim e pode vir a gerir mais praças, segundo revelou em declarações ao Infocul.pt / Tauromaquia.com.pt
A Arena de Almeirim acolheu, ontem – 20 de Setembro, a tradicional corrida de touros das Vindimas.
Assim, actuaram os cavaleiros Rui Salvador, João Moura Jr., Marcos Bastinhas, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa e Mara Pimenta.
As pegas ficaram a cargo dos forcados amadores de Montemor e Alcochete.
Lidaram-se touros de Manuel Veiga (1º, 3º, 6º) e Santa Maria (estes a substituírem 3 de Manuel Veiga, devido a lesões no campo), lidados em 2º, 4º e 5º. Assim, destaca-se volta atribuída ao ganadeiro, após lide do 3º touro, da ganadaria de Manuel Veiga.
O empresário Rui Bento Vasques, assessor tauromáquico da SCM Almeirim (proprietária da praça), fez um balanço das duas corridas da temporada com casa cheia.
“O segredo é ter muita paixão, muita afición, trabalhar, pôr muito carinho em tudo o que significa montar o espectáculo, todos aqueles que o fazem possível – ganadeiros, toureiros, forcados – e sobretudo aquele que nos suporta a todos e que é o público. Acho que a maior satisfação é no final de cada corrida, sentir que o público sai contente da praça, e vem na corrida seguinte. Significa que a fórmula que empregamos, resulta. As pessoas continuam a vir, veem com carinho, com muita entrega por tudo o que acontece com os artistas, isso é fantástico“, assinalou.
“Se, ainda por cima, o resultado, no caso concreto pra a obra social da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, com os 35 mil euros de hoje mais os 35 ou 37 mil da primeira corrida, estamos a dizer que a tauromaquia aporta à obra social da SCM Almeirim 70 mil euros. Portanto, isso é a melhor das melhores notícias. E, sobretudo, depois ter a sorte de que os espectáculos artisticamente resultam a muito bom nível, os toureiros desfrutam, o público sai contente, portanto é a sensação do dever cumprido e a sensação de que quando se trabalha com paixão, entrega e se faz as coisas bem, os resultados se calhar distanciam-se de outras organizações“, referiu.
Foi questionado se na próxima temporada continuará a gerir Almeirim e Nazaré e deu uma novidade.
“Na Nazaré, a empresa Doses de Bravura funciona em parceria com a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré. Sempre e quando o senhor presidente da confraria, que quer a nossa continuidade, continuaremos a fazer o nosso melhor e a dar o máximo para que a Nazaré continue a escalar a posição que neste momento tem como uma das praças mais importantes do país“, disse.
“Em Almeirim, se Deus quiser, também continuaremos. Os resultados estão a surgir, a mesa está contente com o trabalho que realizamos e tudo leva a crer que vamos continuar“, acrescentou.
“Quiçá, talvez, ampliar para algum sítio mais”, continuou.
“Posso-vos dizer que tenho proprietários de praças que querem ter reuniões comigo, quando chega o inverso é esse tempo de balanços com toureiros e também com as praças, portanto o balanço é positivo e há expectativas de podermos ampliar“, rematou.
Assim, Rui Bento continua na Nazaré e Almeirim e pode vir a gerir mais praças.
Entrevista e Fotografia: Carlos Pedroso
Texto: Rui Lavrador