Director: Rui Lavrador | Periodicidade: Diária (Online)
15.9 C
Lisboa
Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
- Publicidade -

Juanito emite comunicado sobre cancelamento da corrida de touros em Vila Franca

Juanito emite comunicado sobre cancelamento da corrida de touros em Vila Franca, através das redes sociais.

Como aqui já demos conta, a corrida de touros mista, que hoje realizar-se-ia em Vila Franca de Xira, foi cancelada.

Nesse sentido, a empresa referiu: “Informa a empresa que a corrida que se iria realizar esta tarde, 6 outubro de 2024, pelas 17:00 horas em Vila Franca de Xira foi cancelada. A razão do mesmo deve-se à não aceitação por parte dos matadores de toiros em lidar os toiros aprovados segundo o RET”.

Posteriormente, o matador de touros João Silva ‘Juanito‘ emitiu a sua versão dos factos, nas redes sociais, em comunicado.

Eis o comunicado:

“Derivado à suspensão da corrida de hoje em Vila Franca de Xira, depois de sair o comunicado de suspensão por parte da empresa organizadora nas redes sociais, e depois de inúmeras mensagens recebidas, passo a esclarecer:

A razão da suspensão da corrida, segundo o comunicado emitido pela empresa nas redes sociais, “deve-se à não aceitação por parte dos matadores de toiros em lidar os toiros aprovados segundo o RET”.

1° – No dia 3 de Setembro, o vedor do toureiro, bem como o próprio, viajaram até à ganadaria Nuñez de Tarifa na província de Sevilha, onde lhes foram mostrados 4 toiros.

Visto isso, liga-se à empresa a comunicar que estão vistos os animais, alertando e perguntando se, no caso de reprovação de algum toiro, se na praça havia mais e disseram que não havia problema.

2° – Na sexta-feira, dia 27 de Setembro, a equipa do toureiro é informada que não vai nenhum sobrero nem mais nenhum toiro da ganadaria titular (Nuñez de Tarifa), entra em contacto com a empresa e a mesma diz que vai um sobrero de uma outra ganadaria ainda por decidir.

Seis dias depois, a empresa decide que o sobrero será da ganadaria Condessa de Sobral, ao qual damos o ok, pela qual há quatro toiros da ganadaria anunciado e um sobrero de outra ganadaria.

3° – No dia da corrida (hoje), antes do sorteio, as autoridades reprovam um dos toiros da ganadaria Nuñez de Tarifa, só sendo aprovados três toiros da mesma e entrando nessa corrida o sobrero de Sobral, ao qual os toureiros continuam a aceder, deparando-nos com a questão as quadrilhas de que não há agora sobrero para a lide apeada.

4° – Deparando-nos com a dita situação, a directora de corrida diz que a única possibilidade é que o sobrero de cavalo passa para a lide apeada pela falta de sobrero da ganadaria titular ou algum outro destinado para a lide a pé. O director de lide a pé declina a possiblidade de que um toiro sobrero para a lide a cavalo entre de sobrero para a lide apeada, sendo duas coisas totalmente distintas.

Por solidariedade e respeito com o companheiro, o apoderado do toureiro “Juanito” une-se à decisão e apoia o mesmo, e ambas as quadrilhas buscam solução: ou bem de aprovar o toiro reprovado que pudesse entrar de sobrero, ou buscando outro sobrero de última hora.

A empresa diz que não há tempo para a proposta apresentada pelo apoderado do director de lide de trazer um toiro sobrero de outra ganadaria.

5° – Depois de quase três horas a procurar uma solução à borda da suspensão, o toureiro.

“Juanito”, numa decisão por respeitar o maestro e ajudar a empresa a dar-se a corrida, dirige-se ao seu apoderado e ao apoderado do maestro Daniel Luque a expor a vontade, para benefício do espectáculo, que se sorteava com o sobrero destinado para lide a cavalo, e no caso de alguma infelicidade de que um toiro titular do maestro Daniel Luque fosse devolvido, o próprio “Juanito” lidaria ele o dito sobrero, deixando assim um dos seus toiros de Nuñez de Tarifa para a lide do maestro. Solução proposta por “Juanito” e que o apoderado do maestro Daniel Luque aceitou.

Por volta das 14h30, comunicamos a dita decisão à empresa e a qual diz aos dois apoderados que a empresa tinha a última palavra e havia que respeitar e que a corrida ficava suspendida.

Esta é a verdade que conhecem todos os presentes.

Portugal é o meu país, que amo profundamente e respeito e a que estou muito agradecido. O desejo de tourear hoje em Vila Franca, praça que me lançou e acarinhou, era enorme. Espero que nos encontremos rápido!“.

Recorde-se que o cartel desta tarde era composto pelos cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha, pelos matadores Daniel Luque e João Silva ‘Juanito’.

Actuavam ainda os forcados amadores de Vila Franca e Alcochete.

Os touros seriam das ganadarias Veiga Teixeira e Ribeiro Telles (a cavalo) e Núñez de Tarifa (a pé).

Artigos Relacionados

Siga-nos

315FãsCurtir
12,157SeguidoresSeguir
5SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Publicidade -

Últimos artigos