Campo Pequeno: Alguns destaques numa noite longa, marcada por Manuel Trindade, forcado do grupo de São Manços.
Texto: Rui Lavrador / Fotografias: André Nunes
Corrida e organização
A corrida de touros realizada ontem no Campo Pequeno, terceira da temporada lisboeta, teve várias homenagens, mas foi marcada pela tragédia com o falecimento do jovem forcado Manuel Trindade, após tentar a pega ao primeiro touro da noite, da ganadaria Vinhas, com 695 kg. O forcado faleceu na manhã deste sábado, no Hospital São José em Lisboa.
Artigo relacionado: Morreu o forcado Manuel Trindade devido a lesões graves após pega no Campo Pequeno
O cartel contou com os cavaleiros Ana Batista, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos, João Pamplona (que confirmou alternativa), António Prates, Joaquim Brito Paes e António Telles [filho]. As pegas ficaram a cargo dos Forcados Amadores de São Manços, Real de Moura, Monforte e Beja.
A corrida foi dirigida por Ruben Fragoso, assessorado por Jorge Moreira da Silva, com José Henriques no cornetim.
Galeria Fotográfica: AQUI.
A atuação dos cavaleiros
João Pamplona abriu a praça, confirmando a alternativa no Campo Pequeno, e realizou uma lide cumpridora, destacando-se nas bandarilhas curtas. O jovem natural da Ilha Terceira merece mais oportunidades no continente.
Ana Batista apresentou uma atuação de grande qualidade, com reuniões ajustadas e três belíssimos ferros curtos, conquistando o público presente.
Filipe Gonçalves cumpriu a sua função perante um touro que nem sempre foi claro na investida, destacando-se nos ferros curtos, terminando a lide com dois palmitos.
Manuel Telles Bastos recebeu o touro com sorte de porta gaiola bem executada e destacou-se nas ferragens curtas, mantendo um toureio clássico, à antiga e deixando muito bom ambiente.
Andrés Romero, com o cavalo Fuente Rey, brilhou nas bandarilhas curtas, com três curtas de batida ao píton contrário, criando grande entusiasmo nas bancadas. Assinalar ainda os ladeios estéticos.
Joaquim Brito Paes atuou em sexto lugar, frente a um touro com querença em tábuas e arreões de manso, resolvendo os problemas com efectividade.
António Prates, no cavalo Lexus, teve atuação muito positiva nas bandarilhas curtas, superando um toque na montada e completando as sortes com estética, poder e correção.
António Telles [filho] fechou a noite, destacando-se nas últimas bandarilhas curtas, com atuação em crescendo.
Pegas pelos forcados
Martim Moreno, pelos Amadores de São Manços, concretizou a pega ao terceiro intento, dobrando Manuel Trindade, que se lesionou gravemente no primeiro intento.
Gonçalo Caeiro (Moura) pegou ao primeiro intento.
Gonçalo Parreira (Monforte) concretizou ao quinto intento.
Francisco Patanita (Beja) pegou ao primeiro intento.
Duarte Teles (São Manços) pegou ao primeiro intento.
Luís Vieira (Monforte) concretizou ao terceiro intento.
Miguel Pavia (Beja) pegou ao terceiro, dobrando Fernando Caixinha, que se lesionou.
Alterações e incidentes
O sexto touro da noite foi devolvido após cair várias vezes na arena. Apesar do incidente com Manuel Trindade, a corrida seguiu, com os artistas a cumprirem bem a função, perante os touros Vinhas.
Homenagens e público
Houve homenagens a Ana Batista (25 anos de alternativa), Filipe Gonçalves (20 anos), Forcados de São Manços (60 anos), Monforte (25 anos), além da ganadaria Vinhas.
A praça registou aproximadamente três quartos da lotação preenchida




