Director: Rui Lavrador | Periodicidade: Diária (Online)
19.2 C
Lisboa
Segunda-feira, Setembro 9, 2024
- Publicidade -

Caldas da Rainha: Joaquim Brito Paes destacou-se, Prudêncio venceu Bravura e Fontembro a Apresentação

Caldas da Rainha: Joaquim Brito Paes destacou-se, Prudêncio venceu Bravura e Fontembro a Apresentação, no concurso de ganadarias.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Nuno Almeida

A Praça de Touros das Caldas da Rainha acolheu, este domingo – 28 de Julho, a primeira corrida de touros da sua temporada.

O cartel contou com os cavaleiros Manuel Telles Bastos, João Salgueiro da Costa e Joaquim Brito Paes. As pegas ficaram a cargo dos forcados amadores do Aposento da Moita e Caldas da Rainha. Num concurso de ganadarias, lidaram-se exemplares de (por ordem de saída): Falé Filipe, Fontembro, Fernandes de Castro, Vinhas, José Luís Cochicho e Prudêncio.

A praça contou com aproximadamente metade da sua lotação preenchida (a olho nú), ainda assim com bom ambiente e o público entregue ao espectáculo.

Quanto à corrida em si, teve um excelente ritmo, mesmo com um curto intervalo de 10 minutos para alisamento da arena, com os toureiros a andarem em plano regular, com maior destaque para Joaquim Brito Paes, que esteve muito bem a lidar, a entender os seus dois oponentes, conseguindo momentos de muito bom toureio.

Manuel Telles Bastos enfrentou um touro de Falé Filipe, com 495 Kg. Um touro que pouco se empregou, embora não tenha dificultado, acabou por proporcionar uma lide em tom regular ao cavaleiro. O único destaque de maior é o quarto ferro curto, com reunião mais cingida.

Quanto à sua segunda lide, enfrentou um touro da ganadaria Vinhas, com muito pouco sumo por espremer. Telles Bastos esteve com muita vontade, empenhado, mas o comportamento do touro foi retirando emoção à lide. Ainda assim, passagem positiva pelas Caldas da Rainha do ginete.

João Salgueiro da Costa enfrentou um primeiro touro da ganadaria Fontembro, com 630 Kgs, que foi o mais pesado da tarde.

O ginete procurou a sua sorte e esforçou-se por conseguir sacar as melhores características do oponente. E com muito esforço conseguiu, numa actuação competente, com destaque para um curto de muito boa nota, pisando terrenos de compromisso.

Da ganadaria de José Luís Cochicho foi o segundo touro lidado por João Salgueiro da Costa. Uma actuação com ritmo, som e na qual Salgueiro da Costa exibiu algumas das suas qualidades como irreverência e risco, com três ferros curtos de boa nota.

Porém, o maior destaque da tarde foi mesmo Joaquim Brito Paes. Bem nas duas lides e com dois touros a impores respeito e a exigirem credenciais ao toureiro.

Primeiramente, Joaquim Brito Paes enfrentou um touro de Fernandes de Castro com 570 Kg. Uma actuação muito bem conseguida do ginete, com principal destaque na forma como lidou o touro, movendo-o para os melhores terrenos e depois desenhando bem as sortes e maioritariamente reunindo com rigor.

Por fim, Joaquim Brito Paes enfrentou um touro de Prudêncio e esteve num plano muito positivo. Comprometimento máximo com o seu oponente e a conseguir chegar ao público, através de uma forma muito pura de desenhar as sortes.

Quanto às pegas, pelo Aposento da Moita, foram à cara Tiago Valério (concretizou à terceira tentativa), Martim Cosme Lopes esteve muitíssimo bem ao primeiro intento e António Cardoso concretizou à segunda tentativa. Quanto ao grupo das Caldas da Rainha, a tarde foi bastante redonda e triunfal, com Joaquim Lino (com excelente execução), Martim Graciosa e Salvador Serrano (outra brilhante execução) concretizaram todos à primeira tentativa.

Uma tarde agradável, embora longe de ser extraordinária ou com momentos épicos que fiquem na memória.

Corrida dirigida por Ana Pimenta, assessorada por José Luís Cruz e com José Henriques no cornetim.

Assim, em tarde veranil nas Caldas da Rainha: Joaquim Brito Paes destacou-se, Prudêncio venceu Bravura e Fontembro a Apresentação

Artigos Relacionados

Siga-nos

155FãsCurtir
3,641SeguidoresSeguir
5SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Publicidade -

Últimos artigos