Tomás Bastos: “são estas novilhadas que cativam e fazem afición”, considerou o jovem novilheiro português.
A Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, acolheu, ontem – sábado – 5 de Outubro – feriado nacional, o primeiro de quatro espectáculos tauromáquicos que integram a tradicional Feira de Outubro.
A feira conta com uma novilhada, uma corrida de touros mista, uma corrida à portuguesa e ainda um espectáculo de recortadores.
Ontem, realizou-se a novilhada que teve como grande destaque o mano-a-mano entre dois dos mais destacados novilheiros ibéricos, o espanhol Marco Pérez e o português (e vilafranquense, actuando assim na ‘sua’ praça’) Tomás Bastos.
Lidaram-se novilhos da ganadaria espanhola de Álvaro Núñez.
No final da novilhada, Tomás Bastos concedeu declarações aos sites Tauromaquia.com.pt e Infocul.pt.
Assim, começou por dizer que “foi uma novilhada muito importante, acho que os novilhos serviram, acho que me calhou o lote mais complicadito, mas senti-me a gosto, pude tourear a gosto os três novilhos da noite“.
Seguidamente, assinalou que “acho que é um cartel muito importante, em Vila Franca com os novilheiros que há agora podiam-se fazer mais novilhadas. Não só de Espanha, mas também com novilheiros portugueses porque temos muitos e com muita qualidade. Acho que são estas novilhadas que cativam e fazem afición“.
Por fim, sobre a sua temporada e respectivo balanço, disse: “Uma temporada importante, uma temporada que serviu para muita rodagem, de modo a no próximo ano poder pisar praças mais importantes e de maior compromisso“.
Texto: Rui Lavrador
Entrevista e Fotografia: Nuno Almeida