Kirk Douglas deixa marca nas praças do Campo Pequeno e Alcácer do Sal (Praça de Toiros João Branco Núncio), no final dos anos 80, e descrevemos aqui estes dois momentos de cortar a respiração, numa efeméride com saudade.
Assinalou-se ontem, dia 5 de fevereiro de 2025, cinco anos desde o falecimento do ator Kirk Douglas, um dos mais famosos e icónicos atores da história de Hollywood e pai do também conhecidíssimo Michael Douglas. Teve uma carreira que atravessou décadas e géneros, e contracenou com grandes nomes como o emblemático John Wayne. Para além da sua vertente profissional, tinha também um gosto especial por corridas de toiros, como James Dean, Walt Disney, Orson Welles e Charlie Chaplin (Charlot na Europa). Isto aproximava-o, e muito, de Portugal e suas tradições.
No dia 24 de junho de 1989, Alcácer do Sal teve a honra de receber Kirk Douglas durante as celebrações do dia do concelho que são no Dia de São João. Kirk Douglas tinha vindo a Portugal de propósito para participar no Festival de Cinema de Tróia, a convite do cineasta, professor e historiador Lauro António, e aproveitou para visitar terras taurinas. Alcácer do Sal, então vila, recebe-o de braços abertos na Praça de Toiros João Branco Núncio, onde o ator assistiu a uma corrida de toiros. Aliás, era bastante conhecido por ser estrela nos filmes que passavam àquela data no enorme e saudoso cineteatro alcacerense “O Campino”, onde também existia um restaurante, cultura western, e sinal de que a cultura taurina até estava ligada ao cinema mesmo em forma de nome de teatro nesta terra do Sado.
A fotografia, cedida pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e seu Arquivo Municipal, demonstra que era afável ao seu público e estava bastante contente por ver uma corrida em terras lusas, na mítica Praça de Toiros João Branco Núncio. Segundo uma publicação na rede social Facebook da autarquia, Douglas distribuiu “sorrisos, autógrafos e posa para fotografias com quem o aborda. (…) Alcácer do Sal recorda com amizade Kirk Douglas e a sua passagem por terras alcacerenses, que prima na memória dos presentes pela sua simpatia”. Nesta publicação é até frisado que “Alcácer do Sal para e recebe de braços abertos o conceituado ator de cinema Kirk Douglas”.
A conexão de Douglas ao mundo taurino não se ficou por Alcácer do Sal nesta passagem. Passa também por Lisboa e, mais concretamente, pelo Campo Pequeno. O ator esteve na Praça de Toiros do Campo Pequeno onde assistiu a uma corrida protagonizada pelo saudoso cavaleiro Joaquim Bastinhas. Num momento extraordinário, Bastinhas convidou Douglas para dar uma volta de agradecimento e cortesias à arena com ele e com o Grupo de Forcados do Aposento da Moita (especificamente com o ex-cabo João Simões). Bastinhas deu-lhe mesmo a jaqueta vermelha com que tinha toureado, um gesto que o ator aceitou no exato segundo com orgulho e visivelmente emocionado.
Recordamos, cinco anos após a sua partida, a sua presença e o impacto que teve em Alcácer do Sal e no Campo Pequeno. Kirk Douglas foi mais do que uma estrela de Hollywood, pois a sua memória traz inúmeras recordações mesmo no meio tauromáquico português.
Leia também: Revelamos a transformação da Praça de Alcácer
Foto: Arquivo C.M. Alcácer do Sal