Revelamos a transformação da Praça de Alcácer numa Arena Multiusos, com imagens divulgadas pelo presidente Câmara Municipal, Vítor Proença.
Após diversas publicações nas páginas oficiais da autarquia, iremos fazer um resumo desta transformação da Praça de Touros João Branco Núncio e como será apresentada a tauromaquia no novo espaço. Este processo começou com o contrato de comodato entre a Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal e o Município. Com este contrato, assinado a 18 de abril de 2023, deu-se a passagem da gestão da Praça de Touros de Alcácer do Sal, da SCMAS para autarquia, com o objetivo de poder candidatar a praça a potenciais obras profundas no edifício a fundos europeus e reabilitar todo o espaço, por 40 anos. O edifício passa a destinar-se “à realização de eventos de natureza cultural, lúdica, desportiva ou outros que se mostrem adequados, mantendo a sua afetação à realização de espetáculos tauromáquicos”, segundo a Câmara Municipal. No dia 22 de fevereiro de 2024, em Reunião de Câmara, foi dado mais um passo neste sentido, com a adjudicação da elaboração do projeto, que irá tornar-se numa Arena Multiusos. Foi escolhida a proposta da empresa João Madalena, Lda., no valor de 249.000,00 euros (acrescido de IVA), após audiência de todas as partes envolvidas: a Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, o Município de Alcácer e a família do cavaleiro João Branco Núncio, tendo esta última sido sempre envolvida nas decisões a tomar.

O presidente da Câmara, Vítor Proença, tem divulgado algumas imagens do anteprojeto nas suas redes sociais, com previsão do que poderá ser esta nova arena multiusos com destaque nacional e até internacional. Segundo o autarca na sua página oficial de Facebook, “será um equipamento que vai projetar Alcácer do Sal” e irá “marcar Alcácer para melhor”. Também terá “muitos detalhes, novas opções, melhor mobilidade, várias funcionalidades”.
Note-se que apesar da mudança de nome para Arena Multiusos, a autarquia e seu presidente já deixaram vincado o facto de que a tradição tauromáquica não irá desaparecer e as duas corridas clássicas, aquando do certame turístico e económico PIMEL e da Feira Nova de Outubro, continuarão a ter presença na vida cultural da população alcacerense. A mudança será que, a par destas duas corridas, tipicamente com mais de três quartos de público e até com casa cheia, juntar-se-ão outros eventos que irão agarrar gabarito internacional para o concelho.
