Toiros voltam a Abiul em 2025 com “seriedade, arte e emoção”, e grandes figuras e exemplares forcados. Inclusive, terá uma lide de tio e sobrinho, naquele que será um grande evento na região. A Feira Taurina de Abiul já tem a maioria dos seus heróis apresentados, através de um comunicado da Junta de Freguesia de Abiul, a 27 de janeiro de 2025.
Existe ainda a possibilidade no novíssimo Grupo de Forcados Amadores de Abiul preencher duas datas mas, como escrevemos mais à frente, depende da aprovação da Associação Nacional de Grupos de Forcados.
A Praça e Touros de Abiul irá abrir a sua temporada no dia 2 de agosto, pelas 22h, com Filipe Gonçalves, Miguel Moura e Luís Rouxinol Jr. frente aos toiros da ganadaria Eng. Jorge Carvalho, com prestação de um grupo de forcados ainda a designar. No comunicado da Junta, é afirmado que “é um cartel de alegria e emoção, o perfeito para a abertura de uma Feira Taurina. Um curro de touros imponente, para três toureiros de forte empatia com as bancadas”.
Abiul terá ainda mais duas datas, sendo que a segunda será a tradicional corrida mista e ficará a cargo de um duo de tio e sobrinho, Rui e Duarte Fernandes e um duo de toureiros a pé, o matador Diogo Peseiro e o novilheiro Tomás Bastos, a 3 de Agosto.
Naquele que é um dos dias mais chamativos e mediáticos da temporada, os protagonistas entram na arena com toiros de Varela Crujo. Como fator climático extra, a praça recebe o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra.
“Após muitos anos de ausência o albero de Abiul volta a receber uma lide a duo, com tio e sobrinho Fernandes, lidando assim o sétimo touro da corrida, numa modalidade outrora muito apreciada pelos aficionados locais” e “toureiro a pé deste ano dá a oportunidade a dois jovens portugueses. Diogo Peseiro é o mais recente matador de touros português e Tomás Bastos a grande esperança do futuro”.
Para finalizar, a dia 14 de agosto pelas 22h, os toiros de Canas Vigoroux entram em ação com o trio de cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Jr. e Francisco Palha. Uma nova geração já experiente em praça que tentará erguer-se num estado tauromáquico em que os mais adorados veteranos já se estão a aposentar, e serão seguidos por um grupo de forcados ainda a ser revelado.
A Junta de Freguesia reforça, no comunicado, que cada data corresponde à trilogia “Seriedade, Arte e Emoção” ao apresentar “três cartéis com as figuras e toureiros mais queridos de Abiul” e dar “a oportunidade a dois jovens portugueses que tudo fazem diariamente para almejar o lugar de figura no toureio a pé”.
A Freguesia de Abiul “tem criado uma dinâmica bastante interessante, com várias atividades realizadas ao longo do ano, muitas delas ligadas à festa brava, e que durante o ano vão alimentando a afición” dos jovens, onde se insere a formação do Grupo de Forcados Amadores de Abiul, um “grupo de jovens aficionados da freguesia e de concelhos limítrofes”.
Assim, a Junta tem ainda em aberto todos os grupos a participar no certame, aguardando pela decisão definitiva da Assembleia da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), em relação à integração do Grupo de Forcados Amadores de Abiul.