Director: Rui Lavrador | Periodicidade: Diária (Online)
20 C
Lisboa
Quinta-feira, Setembro 12, 2024
- Publicidade -

“O que distingue a Tertúlia Lezíria das outras é, sem sombra de dúvida, a avó Zezinha”

“O que distingue a Tertúlia Lezíria das outras é, sem sombra de dúvida, a avó Zezinha”, revelou Diogo Conde.

Texto: Francisco Potier Dias
Fotografia: Rute Nunes e Carlos Pedroso

Aos 2 de junho de 2024, decorreu no castiço e aficionado espaço da Tertúlia Lezíria em Vila Franca de Xira, um jantar e tertúlia de antevisão da corrida de dia 7 de julho, “Domingo de Colete Encarnado”, mais uma iniciativa promovida pela Associação de Tertúlias de Vila Franca de Xira, no âmbito da dinâmica “A Caminho do Colete”.

Esta iniciativa contou com a presença de mais de meia centena de tertúlianos e de alguns dos protagonistas do cartel de dia 7 de julho, tendo havido espaço a perguntas do público, após a antevisão, moderadas pelo aficionado António Lúcio.

Na antevisão da corrida, foi consensual entre a empresa e os protagonistas, presentes, as grandes expectativas e motivação para honrar e esgotar a Palha Blanco no próximo domingo, tendo ainda assim, deixado a analise da corrida pela “rama” do habitual, não aprofundando os temas como o ambiente exigia e pretendia.

Dada a palavra às tertúlias, foram colocadas algumas questões pelos aficionados de Vila Franca, tendo muitas outras ficado por “conversa de mesa”, nomeadamente, quanto à constituição do cartel, destacando a ausência de um matador de toiros, dado o Tomás ser apenas novilheiro, tendo sido dado enfoque, também na “categoria” dos toiros e da necessidade de criação de ambiente e respeito por Vila Franca e pela Palha Blanco.  

Terminada a antevisão os intervenientes e dinamizadores deste agradável serão, prestaram breves declarações à “Tauromaquia.com.pt”, abordando a corrida, o estado da tauromaquia, bem como, outras questões relevantes.

Trata-se de uma das mais simbólicas festas do nosso Ribatejo e do nosso mundo rural… O Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, acompanhe esta nossa jornada, viva connosco a Tauromaquia como um todo.

Por fim, recorde-se que a 7 de Julho, pelas 18:00, actuarão, na Palha Blanco, os cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha, o novilheiro Tomás Bastos e ainda os forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Nesse sentido, lidam-se touros de David Ribeiro Telles e novilhos de Paulo Caetano na corrida do Colete Encarnado.

  • Entrevista Diogo Conde – Tertúlia Lezíria

Caro Diogo, permite-me que me te trate por tu, faz 8 anos que considero a lezíria também um pouco a minha casa, como sabes e aproveito já para agradecer à Dona, Tia e avó Zezinha pela forma atenciosa, carismática e acolhedora com que recebe cada um que vem por bem!

Amigo, Francisco, desde já agradecer pelo convite e por esta iniciativa as tertúlias de Vila Franca.

Também dizer que és sempre bem-vindo e que as portas da nossa casa estão sempre abertas para te receber.

Tu que és já Bisneto do fundador desta tertúlia, conta-nos um pouco do que é a Tertúlia Lezíria?

Em 1977, os meus bisavós, João Maria e Lídia Conde, fundaram esta tertúlia que foi passando de geração em geração.

Para mim a Tertúlia Lezíria é mais que uma tertúlia, é uma casa, pois foi onde eu cresci, passei e passo muitos momentos felizes, e que todas as pessoas de bem que passaram por esta tertúlia, acredito que, tenham levado uma também uma boa recordação dela.

O que a distingue das restantes?

O que distingue a Tertúlia Lezíria das outras é, sem sombra de dúvida, a avó Zezinha que com o seu carisma, bondade e a sua mão única para a cozinha atrai muita gente! E também o ambiente familiar onde os amigos passam a ser família.

Para além dos laços familiares e o amor a vila franca, qual o truque para manter esta tertúlia?

Penso, honestamente, que não exista um truque, sinto que já é uma paragem de referência para muitos, tanto no Colete Encarnado como na Feira de Outubro.

A boa disposição que existe entre todos faz com que gostem de vir a tertúlia ano após ano.

 E quantos membros compõe a “comissão permanente da mesma”?

Atualmente, é composta por 16 elementos

Sobre a tauromaquia portuguesa e a corrida de domingo em particular, qual o teu sentir sobre a mesma e tens alguma mensagem a deixar ?

Sobre a corrida acho que está uma corrida bem montada com dois cavaleiros de topo, João Ribeiro Telles e Francisco Palha, e um jovem novilheiro de Vila Franca, Tomás Bastos, que tem muitíssimas maneiras, com duas ganadarias boas e o grupo de Vila Franca que nunca desilude.

É das corridas mais importantes do panorama taurino nacional e espero que venha muita gente aos toiros e que possa estar uma praça cheia, como Vila Franca merece.

Artigos Relacionados

Siga-nos

159FãsCurtir
3,713SeguidoresSeguir
5SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Publicidade -

Últimos artigos