Rui Bento abre a porta a nova contratação de Borja Jiménez e quer travão a saídas em ombros na Nazaré, revelou o empresário.
Fotografia: Carlos Pedroso
Entrevista e Texto: Rui Lavrador
A corrida estrela da temporada tauromáquica da Praça de Touros da Nazaré realizou-se, este sábado- 3 de Agosto, perante casa cheia, embora sem lotação esgotada.
Um cartel misto, composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e António Telles [filho], o matador Borja Jiménez e o novilheiro Tomás Bastos, além dos forcados amadores de Vila Franca de Xira.
Lidaram-se touros de Condessa de Sobral, a cavalo, e Manuel Veiga, a pé.
Antes da corrida, assinalou-se uma homenagem do maestro Rui Sousa ao empresário Rui Bento Vasques, pelo trabalho desenvolvido na Nazaré, em específico nesta praça de touros.
No final da corrida, o empresário Rui Bento Vasques concedeu declarações ao site Tauromaquia.com.pt e falou sobre as duas corridas já realizadas esta temporada nesta praça.
“O balanço é muito positivo, é sobretudo a concretização de muito esforço, muita dedicação, muita paixão e muita preocupação pelo futuro da festa. Penso que com os dois espectáculos, diferentes e com contextos diferentes, conseguimos criar aquilo que é importante: atrativos para que as pessoas viessem, e viessem com a convicção e o convencimento do nível e da categoria que temos sempre de defender para a tauromaquia, seja para o toureio a pé, para o toureio a cavalo e para a importância que têm os forcados. Acho que o que vivemos na primeira corrida e o que vivemos hoje, com a responsabilidade dos toureiros e a resposta do público, tanto na seriedade como no comportamento e atitude, de uma forma mais efusiva e noutra mais séria, mais silenciosa, mais atenta ao que de sério estava a acontecer dentro da arena, acho que não posso estar mais feliz com as duas corridas que levamos neste momento“, assinalou.
Quando questionado se Borja Jiménez é para voltar a contratar, dado o ambiente que deixou na Nazaré, deixou essa possibilidade em aberto.
“É para voltar a contratar o Borja Jiménez e os toureiros todos que tenham a máxima categoria e o desejo de apostar e apoiar, de alguma forma, a festa dos touros em Portugal. Ele hoje demonstrou que não só é o toureiro revelação, é o toureiro triunfador da Feira de San Isidro, como está comprometido e dedicado a dar o seu melhor à afición de Portugal e qualquer arena em que actue, neste caso na Nazaré. Vimos uma figura do toureio contrastada e no momento de consagração máxima, veio aqui a dar tudo e a entregar-se, tendo uma grande resposta do Tomás Bastos, na categoria de um toureiro jovem tem de ter, atitude e espírito de competição. Acho que hoje vivemos uma grande corrida, um grande espectáculo, com o António Telles e o filho a darem o melhor de si, frente a 3 touros de Condessa de Sobral exigentes, também o grupo de forcados de Vila Franca a responder ao nível, categoria e prestígio que tem. Sinto o público a sair feliz da praça, isso é a maior felicidade que um empresário pode ter. Montar um espectáculo de categoria, o público vir ver e sair feliz e satisfeito da praça“, referiu.
Em duas corridas, já houve várias saídas em ombros desta praça, por esse motivo questionámos Rui Bento se a Nazaré é uma praça fácil para o triunfo.
“Não deve ser, não deve ser. E é uma das coisas e na primeira corrida já falei com alguns dos grupos que têm o sangue na guelra de quererem criar esse ambiente na Nazaré festivo, mas acho que com tempo vamos moderar um bocadinho toda essa força. É importante que as pessoas queiram e vivam a festa na Nazaré da forma que vivem, mas também é importante dar importância aquilo que acontece na Nazaré. Estamos numa fase e num momento muito bom para a Nazaré, mas tem de haver ponderação, equilíbrio, mas creio que em conjunto e com o objectivo de querer dar o melhor à festa de touros em Portugal«, acho que vamos conciliar sensibilidades, ímpetos, e restruturar a imagem da Nazaré que deve ser uma praça de temporada e de importância para Portugal“, respondeu o empresário.
Assim, de forma clara, Rui Bento abre a porta a nova contratação de Borja Jiménez e quer travão a saídas em ombros na Nazaré.