Forcados Académicos de Coimbra emitem comunicado sobre corrida de touros em Montemor-o-Velho, devido à ausência em cartel.
O Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra emitiu um comunicado, assinado pelo seu cabo, Ricardo Marques.
Em causa, a corrida de touros anunciada para Montemor-o-Velho, a 7 de Setembro, cujo cartel não integra o referido Grupo.
Assim, Forcados Académicos de Coimbra emitem comunicado, o qual transcrevemos abaixo na íntegra:
“Foi recentemente divulgado o cartel da corrida de toiros da Feira do Ano em Montemor-o-Velho. Para nossa surpresa, o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra não foi incluído na corrida de 2024, a mais próxima de Coimbra.
O Grupo, através do seu cabo, manifesta a sua insatisfação, considerando a decisão um ato de má-fé, especialmente num ano em que celebramos 60 anos de fundação. Esta atitude demonstra desrespeito pela nossa história e pelo nosso contributo para a tauromaquia na região. Como diz o ditado, “quem não se sente, não é filho de boa gente”.
As situações de exclusão repetem-se, e por isso, a partir de agora, iremos reconsiderar a nossa cooperação com os agentes e promotores taurinos. A nossa dignidade e valores não nos permitem compactuar com este tipo de comportamento.
Mais uma vez, reforçamos que, para nós, sempre será mais importante a maneira como andamos na festa.
Lamentamos também que vários forcados da zona de Montemor-o-Velho, que sempre se dedicaram a promover a tauromaquia no Baixo Mondego, fiquem privados de participar na atividade que tanto amam, ao lado dos seus. Esperamos que, no futuro, as instâncias locais estejam mais atentas à defesa dos interesses culturais da região.
Esperamos voltar a estar juntos em Montemor-o-Velho em breve!
Atenciosamente,
Cabo Ricardo R. Marques
Pelo Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra”